História e muitas belezas aguardam quem visita a Enseada do Brito, próximo a Santo Amaro da Imperatriz

O município de Santo Amaro da Imperatriz (SC), que se emancipou de Palhoça em 1956, começou a ser povoado por açorianos em freguesias próximas, por volta de 1800. Próximo dali, Enseada do Brito, a 50km de Florianópolis, foi o único distrito que sobrou da divisão do antigo território de Palhoça. Por muito tempo ficou isolado e a comunicação só podia ser feita pelo mar. Apesar disso, já no início de sua colonização, se destacou pela pesca e agricultura. Há, também, relatos da existência de vinhedos na região. Um dos primeiros povoamentos de Enseada do Brito foi em 1650, pelo bandeirante Domingos de Brito Peixoto, que deu nome à cidade. O local ainda conserva algumas casas com influência da arquitetura colonial portuguesa.

Para curtir e relaxar
A praia de Enseada do Brito é tranquila, conhecida como um dos refúgios da cidade. Ideal para quem busca um lugar calmo para relaxar, tomar banho de mar e repor as energias. Na alta temporada, costuma receber um bom número de turistas, mas seus principais frequentadores são morados próximos e pescadores. O local fica repleto de barcos, já que o cultivo de mariscos é predominante na região. Com mar tranquilo, de águas limpa, é ideal para banho e prática de esportes como jet ski e caiaque.

Cultura local
Enseada do Brito é um dos locais do Estado onde se realiza, anualmente, a Festa do Divino Espírito Santo – uma representação da coroação dos imperadores dos tempos do Brasil Império. Uma família da cidade é sorteada para ser a festeira. No dia da festa, o cortejo acompanhado da banda de música percorre as ruas da cidade com o Imperador, Imperatriz e os pajens vestidos a caráter. A festa é acompanhada de missa, barraquinhas, queima de fogos, leilão, baile e outras atividades.
Semanas antes do evento, um grupo percorre a cidade visitando as casas e colhendo ofertas para a festa. Uma senhora ou moça conduz a bandeira presa a um mastro de dois metros e tem a figura de uma pombinha bem na ponta da haste, com várias fitas coloridas pendentes. Às vezes, a bandeira é acompanhada por música de rabeca, violão, cavaquinho e tambor, cujas batidas anunciam a aproximação do objeto.
Que tal conhecer a diversidade do local? Programe-se e conhece a cidade, ainda pouco explorada pelos turistas. Para hospedar-se, uma excelente opção é o Plaza Caldas da Imperatriz Reosrt & SPA, próximo do local.

Deixe uma resposta

  • *

    Protected by WP Anti Spam
    • hsul disse:

      10 de janeiro 2010

      Olá, João! Agradecemos imensamente a contribuição! Será alterado imediatamente. Abraços da equipe Plaza Hotéis!

    • João Luiz Pereira disse:

      10 de janeiro 2010

      Enseada do Brito, fica no municio de Palhoça

    • Ver Mais Comentários
    Trip Advisor

    Confira as avaliações dos hotéis da Rede Plaza de Hotéis

    Central de Reservas

    0800 70 75 292

    Assine nossa newsletter
    © Rede Plaza de Hotéis