Conhecida pelos Blumenauenses como Igreja Matriz, conheça a Catedral São Paulo Apóstolo em Blumenau

Pedras de granito vermelho e vitrais que produzem lindos efeitos de iluminação e coloração em seu interior. Assim foi construída a Catedral São Paulo Apóstolo, em Blumenau (SC). Inaugurada em 1958 e projetada por Gottfried Boehm, possui uma torre de 45 metros de altura e três sinos eletrônicos. Hoje é um dos cartões-postais da cidade. As imagens de Nossa Senhora, do Cristo crucificado, São José e o Cordeiro Pascal estão esculpidas, em cedro, acima da entrada principal. Simbolicamente, elas representam a família, o perdão, a comunidade e o sacrifício.
Em dezembro de 2010 algumas reformas foram inauguradas. O artista sacro Claudio Pastro foi o criador do novo perfil arquitetônico-litúrgico do local. Entre as mudanças realizadas estão a mesa da palavra, que é feita com o mesmo mármore do altar; a cátedra episcopal, que caracteriza o lugar do bispo como mestre da fé; o crucifixo, fabricado em latão e banhado a ouro, que pende do teto e está localizado sobre o alter e, por fim, a recondução do sacrário, feito de madeira e marfim, ao lugar anterior, logo atrás do altar.

Conheça a história da Catedral
Em 1854, os primeiros alemães católicos chegaram a Blumenau. No ano de 1864, foi criada a primeira capela. O padre Alberto Francisco Gattone foi quem orientou e incentivou a construção. No dia 25 de janeiro de 1865 foi celebrada a primeira missa e a primeira festa em honra ao padroeiro São Paulo Apóstolo. Diferentes padres ficaram à frente da igreja com o passar dos anos. Em 1873 foi criada a Freguesia de São Paulo Apóstolo. O Padre José Maria Jacobs, em 1876, assumiu o cargo de primeiro pároco.
Em maio de 1953 foi celebrado o lançamento da pedra fundamento da nova Matriz (atual catedral). Em junho de 1963, inaugurada a torre e as obras foram concluídas. Em 2000, com a criação da Diocese de Blumenau, a Matriz São Paulo Apóstolo foi elevada a Catedral.
O local é um espetáculo à parte. Visite este ponto turístico imperdível em sua visita à cidade.

Serviço:
Catedral São Paulo Apóstolo de Blumenau
Endereço: Rua XV de Novembro, s/n
Telefone: (47) 3322.0699
Horário de atendimento: Segunda-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h
De terça-feira a sexta-feira, das 8h às 19h
Sábado: das 8h às 18h

Deixe uma resposta

  • *

    Protected by WP Anti Spam
    Trip Advisor

    Confira as avaliações dos hotéis da Rede Plaza de Hotéis

    Central de Reservas

    0800 70 75 292

    Assine nossa newsletter
    © Rede Plaza de Hotéis